Val Thorens e Peisey Vallandry são duas de muitas outras estações de esqui, que ficam próximas à fronteira entre França, Itália e Suíça, a área é chamada de “Coração dos Alpes”. As cidades mais próximas são Lyon (187km) e Genebra (149km).
✈ (TAP) RIO X LYON, FRANÇA. De lá, já de carro, seguimos a Val Thorens. Foram 2h45m em uma linda estrada com vistas deslumbrantes para os Alpes.
- Veja sobre Lyon, França
Val Thorens
Snowtrip | Dezembro de 2015
Les 3 Vallées é a maior área esquiável interligada do mundo, são 8 estações de esqui e dentre elas, Val Thorens, que foi eleita pela World Travel Awards a melhor estação de esqui da França e do mundo!
A estância de Val Thorens está situada em Saint Martin de Belleville, uma comuna Francesa na região de Ródano-Alpes, é a estância mais alta da Europa, fica a 1815m acima do nível do mar, conta com 169 teleféricos e 321 pistas espalhadas em 600km esquiáveis, ou seja, dá pra descobrir pistas novas todos os dias!

Courchevel e Méribel são duas estações vizinhas, interligadas com Val Thorens, é possível chegar lá esquiando para um pequeno almoço e logo retornar, pois são mais de 30min só de ida. É preciso cronometrar o tempo para não pegar os lifts de retorno fechados. Vale muito a pena, as paisagens são de tirar o fôlego e você sente aquele prazer imenso de estar em contato com a natureza.

La Folie Douce não é um local que você passa despercebido. É um bar que conta com a presença de DJ´s que coloca a galera para dançar todo o final da tarde. É animadíssimo! Impossível não parar, “entrar na música” e apreciar um incrível presente da natureza: o pôr-do-sol de inverno dos Alpes Franceses.


Club Med Val Thorens
Ficamos no Club Med Val Thorens Sensations, um resort praticamente novo, tem estrutura e decoração moderna com ambientes aconchegantes e clima descontraído. Foi planejado especialmente para ser um ski in/ski out, o que proporciona maior conforto para esquiar, sem precisar pegar carro ou transfer.
A proposta é ser um resort festivo, para receber solteiros e jovens casais ou famílias com adolescentes que buscam um bom esqui e uma boa diversão.
A clientela é praticamente francesa, mas eles recebem muitas nacionalidades diferentes todas as semanas, por isso existem funcionários (GOs) de diversos países.



Uma das coisas que nos levou a escolher o Club Med nessa viagem, é que além de ser um ski in/ski out (All Inclusive), eles oferecerem instrutores de todos os níveis, em diferentes idiomas, inclusive o português. Oferecem, também, equipamento para alugar dentro do hotel com locker privativo, tudo por um preço fechado. Sem contar que o Club Med conta com uma equipe de GOs animadíssima que recepciona os GMs (nós), ao meio dia, com música e comidas todos os dias!
Quem quiser saber mais sobre o Club Med para esportes no inverno, clique aqui, veja as promoções, há diversos locais para uma termporada perfeita!
Gastronomia Club Med
O restaurante principal é em estilo buffet, nada de muito espetacular, eles oferecem diversos tipos de comida do cardápio francês com algumas variações, há inclusive sushi, pode-se dizer que há um toque “gourmet” no buffet. É preciso ficar atento ao horário, pois eles fecham as portas em determinado horário, tanto para café da manhã, almoço ou jantar. A equipe de GOs cria um ambiente descontraído e, inclusive, é de hábito deles fazerem companhia os GMs a mesa.
Um andar acima, fica outro restaurante num estilo de culinária mais elaborada, com apresentação de pratos, porém, a lotação limitada, é preciso fazer reserva antes para desfrutar do local.
Eu tive aula com o professor Georges por toda a semana, um Francês muito simpático e paciente, que fala muito bem Português, com certeza, nessa temporada evoluí muito por conta disso, quem for até lá, pode solicitar o Instrutor Georges no próprio hotel, você poderá fazer aula particular (pago por fora) ou aula em grupo (já inclusa no pacote do Club Med).

No centro comercial de Saint Martin é possível visitar lojas, tem um centro esportivo onde se pode praticar esportes, local onde também se pode relaxar na piscina, já que esse resort deste Club Med não tem.


O bar e discoteca Malaysia também fica no centro e anima a galera em alta temporada, ela é subterrânea, com capacidade para 2500 pessoas. Quem vê só por fora não imagina que o lugar é bem maior do que parece!

Peisey Vallandry
Paradiski abrange as estâncias de montanha de Les Arcs, Peisey Vallandry e La Plagne, no total de 425 km de pistas e o seu ultra-moderno teleférico do Vanoise Express, o maior teleférico do mundo (cabine de dois pisos, com capacidade para 200 passageiros). 70% da àrea de esqui está localizado a 2000m acima do nível do mar.
The 7 Wonder
As 7 maravilhas do Paradiski, são ligadas pela Vanoise Express, proporcionando acesso às 3 estâncias de Paradiski em menos de 4 minutos. Uma viagem curta, mas intensa, de 380m de altura. Emoção garantida! O vídeo abaixo, identifica as 7 maravilhas de Paradiski de uma forma perfeita em 5 minutos.



Club Med Peisey Vallandry
O Club Med Peisey Vallandry possui as mesmas qualidades e a mesma estrutura ski in/ski out do resort de Val Thorens, o que muda é que esse resort abrange também, acompanhamento para as crianças, o que consequentemente o torna maior, com maior número de ambientes, inclusive com piscina e sauna (isso é muito bom!).
As instalações para crianças são divididas por idade:
Petit Club Med (para 2 a 3 anos);
Mini Club Med (para 4 a 10 anos);
Club Med Passworld (para 11 a 17 anos).
São oferecidas aulas de esqui alpino para as crianças a partir dos 4 anos e snowboard a partir dos 8 anos de idade.




Conclusão
O diferencial desta temporada foi ficar em um resort ski in/ski out, que inclui aulas (isso é o muito bom!), o ski pass (que geralmente é caro e é pago a parte), todas as bebidas: vinho, cerveja e refrigerante; café da manhã, almoço e jantar; bar aberto com lanches que são servidos á tarde e muito entretenimento a noite, tudo isso por um preço fechado!
Não dá pra dizer qual dos dois locais foi o melhor para esquiar, Val Thorens é mais alto e maior, mas com certeza a experiência dos dois foi incrível, poder sair do hotel esquiando sem depender de carro ou transfer é ótimo.
As pistas são amplas, tudo muito bem sinalizado e a neve estava ótima. Foi sensacional, eu super recomendo para quem já esquia e também para quem quer aprender esse esporte delicioso e viciante!
Acerte a temporada e o $$!
A temporada para esquiar na Europa vai do início de dezembro ao começo de abril. A alta temporada se concentra nos períodos das férias escolares, Natal, Ano Novo e o mês de fevereiro. Ao evitar essas datas, é possível conseguir promoções com diárias a preços bem mais acessíveis (o ski pass também sofrem redução de preço).
Até a próxima! 😉