Cancun I, México

Ilha de Cancún, o paraíso!

A Ilha de Cancún fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que foi projetada especialmente para o turismo. A região oferece praias paradisíacas, muita diversão e em sua redondeza, muita história!

Álbum de fotos da viagem


Janeiro de 2013

Hotéis

Há uma zona hoteleira de 20km, a Boulevard Kukulcán, onde se encontram a maioria dos hotéis de classe mundial. Para quem quiser ficar perto dos parques e de outras belas praias caribenhas, pesquise hotéis em Riviera Maya e Playa Del Carmen. É possível encontrar albergues, apart-hotéis, apartamentos para alugar e diversos outros resorts maiores por lá também.

Nossa experiência foi com o JW Marriott Cancún, localizado no Km 14,05 da zona hoteleira. É um resort 5 estrelas realmente fantástico! Não pegamos ele all-inclusive e nem seria de bom investimento. Pegue um hotel all-inclusive caso você queira realmente relaxar e aproveitar mesmo o hotel e redondezas, caso contrário, você terá um gasto dobrado.

Vista da sacada do Marriot
Vista da sacada, JW Marriot

É sempre bom pesquisar diversos hotéis nas datas que você pretende viajar, pois como lá existem muitos resorts de luxo maravilhosos, há uma grande chance de algum deles estar com preço promocional. Caso você escolha datas de baixa temporada, as chances são maiores ainda.

➡ A grande maioria dos hotéis já oferecem a maioria dos passeios em seu próprio estabelecimento, não perca tempo e se informe logo que chegar, assim você já fica por dentro dos preços e pode fazer comparativo com outros locais que oferecerem a mesma proposta de passeio.

CARROAlugar carro ou não?

Não alugamos carro, chegamos a pensar na ideia, porém não foi realmente necessário, pois por toda a Boulevard Kukulcán passa uma linha de ônibus de 10 a 15min, ele faz o trajeto principal de Cancún. Mas alugar carro pode ser uma boa opção, para fazer os passeios por conta própria, por exemplo, se você não quiser depender de ônibus e excursões organizadas.

Compras e Restaurantes

No centrinho de Cancún existem diversas lojas de artesanato, ótimos restaurantes mexicanos, clubes noturnos, como The City, Coco Bongo; bares com música ao vivo e Karaokê regado a muita Tequila! Para compras, os melhores shoppings estão localizados na zona hoteleira. Tem desde shoppings com lojas ao ar livre até os mais sofisticados.

Há diversos restaurantes ótimos em Cancún. Se pode encontrar uma boa carne, frutos do mar, pizzas e obviamente muita comida mexicana! Quem gosta de pimenta vai se deliciar com a variedade que eles servem junto ao prato.

Recomendo o Puerto Madero para uma boa carne, tem uma vista linda e mesas ao ar livre; ao longo da zona hoteleira também se encontra um Outback; tem também um Bubba Gump Shrimp que é um restaurante temático, inspirado no filme “Forrest Gump” onde a maioria dos pratos são a base de camarão, mas também tem outras opções.

Vista do restaurante Puerto Madero
Vista do restaurante Puerto Madero
Pimentas tradicionais do México
Pimentas tradicionais do México

Atividades na praia

As atividades na praia são inúmeras, você pode fazer passeio de banana, andar de jet ski, parasailing, etc. Quanto ao banho de mar, não são todos os trechos que se pode tomar aquele banho tranquilo na costa da zona hoteleira, pois o mar é muito agitado. Quanto mais subir em direção ao centro, mais calmo fica, portando, para quem quiser um hotel com praia calma, pegue do Km8 para baixo.

CANCÚN
Parasailing
CANCÚN
Vista do Parasailing para a zona hoteleira de Cancún

Playa Linda é uma praia calma, sem ondas e a cor do mar é azul bem clarinha, de lá saem ferry boats para Isla Mujeres, uma ilha pertinho de Cancún onde se encontram diversas outras praias.

Você encontrará diversos lugares para fazer Mergulho com Snorkel. Nós fizemos mergulho em alto mar, com passeio de lancha até um ponto específico onde se encontram corais. Como a água é bem clarinha, a visão é perfeita, há muitos peixes tropicais e se vê toda aquela beleza do fundo do mar.

CANCÚN
Mergulho em alto mar

Outra coisa que fiz foi nadar com os golfinhos. Existem diversos locais que oferecem essa atividade, inclusive tem em um dos parques. Eu não sou a favor, mas vou aproveitar a existência da atividade e dar a minha opinião. Não vou negar que nadei com eles, sim, e adorei…

Mas minha visão mudou depois disso. Talvez foi por ver ao vivo, em frente aos meus olhos, o quanto eles são inteligentes de verdade. Mas eles são ensinados como? Será que são bem tratados? Mas vivem presos, pois isso é um trabalho para eles, as pessoas ganham dinheiro com eles, eles são escravos!

É o mesmo que acontece com as Orcas no Sea World, que, devido a um abaixo assinado, vão permanecer com os shows somente com a geração das Orcas que se encontram lá. Graças à Deus.

E exatamente por ter visto o show e ter nadado com os golfinhos, entendi que é sim, muito legal, mas será que precisamos disso? Eu entendo que ver, ler e estudar sobre os animais já basta, não é preciso que nenhum deles faça espetáculos para nós.

Eu só espero que, com a minha opinião aqui, eu possa incentivar pessoas a escreverem mais sobre isso em seus blogs de viagens, para lembrar e deixar bem claro para todos, que existe um lado que a gente não vê, o lado triste e cruel do seu próprio divertimento. “Pra você, foi um dia de divertimento, para ele, será uma vida inteira de sofrimento.”

Claro, isso se trata da minha opinião, para você pensar e avaliar se seria realmente bom, se divertir assim, sabendo do “outro lado”.  😉

Riviera Maya

Riviera Maya, também localizada no estado de Quintana Roo, é uma região banhada pelo Mar do Caribe e fica a 1h10m de carro, de Cancún. Playa del Carmen fica no centro de Riviera Maya, próximo aos parques e próximo a Tulum.

Tulum

Tulum é um pequeno paraíso! Exibe praias e enseadas belíssimas, devido a sua costa com o mar do Caribe. Foi o local onde viveu a civilização maia. Devido as suas ruínas preservadas, hoje tornou-se um sítio arqueológico e é um destino muito procurado por turistas que gostam de locais históricos.

Tulum
Tulum

Parques Ecológicos  Naturais

Xcaret – localizado em Playa Del Carmen, é um parque natural que mistura a história da arqueologia com diversas atividades e show noturno.

Xel-Há – localizado em Riviera Maya, é um belíssimo parque natural e ecológico onde se pode desfrutar das riquezas naturais, se pode ver diversos tipos de animais, tem mergulho com snorkel em uma lagoa cheia de peixes tropicais.

Xplor – localizado a 5 minutos da Playa Del Carmen, é um parque natural de aventuras com tirolesas, passeios de jipe pela mata, nado no rio subterrâneo e pela caverna onde um asteroide atingiu a Península de Yucatán, há milhões de anos atrás.

 💡 Curiosidade

Há mais de 65 milhões de anos atrás, um meteoro caiu onde hoje é a Península de Yucatán e causou uma cratera com um diâmetro e 200km que terminou com uma infinidade de seres vivos, entre eles, os dinossauros.

Os três parques são incríveis! É oferecido um  buffet maravilhoso para recarregar as energias e redes/cadeiras para relaxar. A dica é: não vá embora sem visitar ao menos um parque, vale muito a pena. Fomos aos três parques.  Xcaret e Xel-Há são diferentes, mas tem as propostas bem parecidas. Já o Xplor é bem diferente dos dois anteriores, se você gosta de diversão com adrenalina, essa deverá ser a sua escolha. Se ligue nos pacotes promocionais, eles sempre oferecem melhor preço caso você compre mais de um parque.

CANCÚN
Xplor

E continuando com a parte histórica, a pouco mais de 3h de carro, no estado de Yucatán, fica a antiga cidade Chichen Itzá, onde está situado o Templo de Kukulcán, é um dos locais mais visitados no México, recebe cerca de 1,2 milhões de pessoas por ano.

Chichen Itzá, Templo de Kukulcán
Chichen Itzá, Templo de Kukulcán

 ➡ Visto

Desde maio de 2013, brasileiros não precisam mais de visto para ir ao México. Também não precisa da autorização eletrônica, o que nessa viagem, em janeiro de 2013, ainda tivemos que fazer. Tenha somente o seu passaporte válido, com pelo menos 6 meses de validade. Observe a sua passagem, se você fizer conexão nos Estados Unidos para irá precisar de visto americano.

Acerte a temporada

Os meses de alta temporada são os mesmos meses de verão no Brasil, de dezembro a março. Entre fevereiro e abril é a época de Spring Break, muitos estudantes americanos tiram suas férias em Cancún e a noite noturna fica pra lá de movimentada. Nessa viagem (Janeiro de 2013) tivemos sol praticamente o tempo todo e apenas alguns dias nublados e noites mais fresquinhas.

De junho a novembro é o período oficial da temporada de furacões no Caribe e entre agosto a outubro aumentam as chances de ocorrência, faz muito calor e também são os meses mais chuvosos. Porém, os preços despencam e é possível encontrar muitas promoções atrativas.

➡ Quer mais dicas sobre Cancun? Veja Cancun II, fevereiro de 2017.

Deixe seu comentário