Munique

Munique é a capital do estado da Baviera e terceira maior cidade da Alemanha. Local do maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest!

neve, nosso destinoTemporada de Inverno | Fevereiro de 2016

Um dia em Munique

Do Aeroporto de Frankfurt, já com carro, fomos em direção à Munique, nossa primeira parada da snowtrip, com destino a Sölden, na Áustria.

Ficamos um dia, o que é muito pouco tempo para conhecer bem a cidade, sugiro pelo menos três dias para visitar com calma os parques, praças, aproveitar os restaurantes, passar pelas ruas históricas, reserve mais tempo caso você queira entrar em museus, a cidade é cheia deles.

Escolhemos o Hotel Europa e fiquei surpresa com a quantidade e variedade no café da manhã e além disso estava uma delícia. A localização é muito boa, fica perto de uma linha do Tram e ficamos muito satisfeitos com os serviços do hotel.

europa
Área de espera, Hotel Europa

Existem vários pontos em Munique para a escolha de Hotel, depende muito da proposta da sua viagem e os lugares que se pretende visitar. Altstad é o bairro onde fica o centro histórico, diversos bares e restaurantes; Maxvorstadt,  fica perto de museus, próximo do centro histórico e do parque Englischer Garten. Também há muitos hotéis perto aos arredores da Estação Central de Munique: Hauptbahnhof. Se você vem para ir na Oktoberfest pode ficar perto da Estação Central ou no destrito de Schwanthalerhöhe, que é onde ocorre a festa.

TRANSPORTE

O transporte funciona muito bem e chega, inclusive, no aeroporto de Munique, funcionando 24h por dia, então, não precisa de carro. Meios de transporte não faltam, tem o U-Bahn que é o metro, o S-Bahn, que é uma linha de trem, o Tram (bonde elétrico) e ônibus. Como são muitas linhas, pode ser bem complicado deixar para ver o mapa na última hora, então baixe o mapa no site dê uma estudada nele antes, pesquise especificamente sobre o transporte, exitem vários blogs que detalham tudo sobre esse assunto.

Tram, Munique
Tram, Munique

Em um primeiro momento, você não vai saber o que fazer com o bilhete que comprou, já que não há ninguém para cobrar e não existem catracas nas estações de metrô ou nos ônibus/bondes, o acesso é livre, porém, no caminho, pode aparecer um fiscal pedindo o bilhete, caso você não apresente na hora, levará uma multa.

Links Úteis

Site do transporte público de Munique
Faz o melhor caminho para você
Mapas do transporte em Munique

PONTOS TURÍSTICOS

Praça Marienplatz

Em torno da Praça Marienplatz é onde se concentra a maioria das atrações, em Munique. A prefeitura da cidade exibe uma arquitetura gótica belíssima. E quando o relógio da torre toca, no alto, há uma apresentação de mini bonecos que ficam dançando por um tempo, isso chama muito a atenção dos turistas.

Prefeitura, Praça Marienplatz, Munique
Prefeitura, Praça Marienplatz, Munique

munique (3)

Bem perto da prefeitura, se encontra a Igreja de St. Peter (ou St. Peter’s Church), onde é possível subir na torre e ter uma bela vista da cidade, podendo inclusive avistar os Alpes da Baviera, um verdadeiro cartão postal.

Igreja de St. Peter, Munique
Igreja de St. Peter

A poucos minutos da Praça Marienplatz está localizada a Frauenkirche (Catedral de Nossa Senhora), com suas duas torres gêmeas, onde também é possível subir até o topo. Lá está o túmulo do rei Ludwig I.

Muenchen-frauenkirche
Frauenkirche, Munique

Praça Odeonsplatz

Odeonsplatz é uma praça de rua larga com restaurantes e cafés, também abriga o Felderrnhalle, uma imponente construção com três arcos em homenagem ao exército da Baviera. É lá onde ocorrem desfiles e eventos e festivais da cidade.

Odeonsplatz
Odeonsplatz

Oktoberfest

De setembro a outubro, milhões de pessoas se reúnem para festejar com muita cerveja! A festa acontece dentro do Parque de diversões Wiesn, construído somente para o evento. Para chegar lá, procure a estação Theresienhöhe (U-Bahn, com as linhas U4 e U5). A entrada na festa é gratuita e paga-se apenas o que consumir.

Três cervejarias que participam da Oktoberfest, local onde você pode degustar uma boa cerveja e um prato típico da região:

 💡 Para quem não quer esperar até outubro para aproveitar a festa típica, há uma boa notícia: em abril tem uma festa de aquecimento, a Frühlingsfest, tradicional festa da primavera, realizada no mesmo local da Oktoberfest. O publico é reduzido, porém, também é possível provar comidas e bebidas típicas ao som de música regional da Baviera.

Englischer Garten

Englischer Garten (Jardim Inglês) é o maior parque urbano do mundo, com 375 hectares, possui bicicletas para alugar e sair observando as belas paisagens do local. O seu símbolo principal é uma torre chinesa que se encontra em seu interior.

Allianz Arena

Para os futebolistas, tem o moderno estádio de futebol Allianz Arena que será um destino certeiro.

Allianz Arena
Allianz Arena

Nymphenburg

Nymphenburg é um charmoso palácio de estilo baroco, rodeado de belos jardins com fontes e cisnes. É possível visitar o seu interior e há outros museus disponíveis no mesmo local.

Nymphenburg
Palácio Nymphenburg

Olympiapark

É o Parque Olímpico de Munique, construído para os Jogos Olímpicos de 1972. Hoje é composto de uma área imensa de lazer, com diversas atrações, tanto no inverno quanto no verão e também possui restaurante giratório. Dá ir até lá almoçar e aproveitar um dia cheio de atividades por lá.

Olympiapark
Olympiapark

SEA LIFE MÜCHEN é uma atração interessante e bastante educativa (ainda mais se você estiver com crianças), localizado dentro do complexo do Olympiapark, é um grande aquário onde reúne mais de 33 piscinas paisagísticas naturais com inúmeros animais marinhos, há inclusive diversas espécies de tubarões diferentes. Veja os preços no site do Sea Life.

Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein (construído no século 19),  fica a duas horas de trem e 1h e 30min de carro, de Munique, próximo a cidade de Füssen, por isso, requer mais tempo para visitação.

Munique
Vista linda do castelo, em diversas estações do ano.

O Castelo é um palácio alemão, construído para o Rei Luis II da Baviera. Após a sua morte, em 1886, foi aberto ao público para visitação.  Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o “cartão postal” do país.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein

Uma pena não termos chegado a tempo de entrar no castelo, pois a visitação em seu interior termina às 15hs, portanto, caso esteja em seu roteiro ir até lá, chegue cedo para não perder a visita.

Foto: Taxiarchos228 (Site Web Luxo)
Foto: Taxiarchos228 (Site Web Luxo)

💡 Curiosidade:

O Castelo foi a inspiração para Walt Disney, para construir o Castelo da Cinderela, hoje símbolo da própria companhia Walt Disney.

Castelo da Disney
Castelo da Disney

OUTROS LOCAIS

  • Deutsches Museum – Museu de Ciência e Tecnologia;
  • BMW Museum – para os apaixonados por carros;
  • Residenz Museum  – Castelo construído entre os séculos 16 e 19 em estilo renascentista, foi residência da família Wittelsbach até 1918, com 100 salas, abrigando a coleção de arte egípcia, moedas e a câmara de tesouros da dinastia Wittelsbach;

Requer mais tempo para visitação:

  • Campo de concentração da cidade de Dachau – o primeiro Campo de Concentração Nazista da Alemanha, que fica próximo a cidade de Dachau, a 20km de distância de trem, de Munique.

Acerte a temporada!

Entre dezembro e março, o inverno é rigoroso. Na primavera (do fim de março a maio), as temperaturas são amenas, mas ainda faz frio. Já de junho a agosto, o verão traz temperaturas mais quentes.

Até a próxima!  😉

Deixe seu comentário