Valle Nevado

Inverno, Setembro de 2016

✈ Rio x Santiago

Nesta viagem, aproveitamos a estação de esqui Valle Nevado, a maior estação de esqui da América Latina, que fica a 30km da cidade de Santiago, no Chile, a 3000m acima do nível do mar.

 😎  Álbum de fotos

A estrada de Santiago ao Valle Nevado é cheia de curvas, são pelo menos 40 delas e leva cera de 1h 30min para chegar, o que depende muito das condições da estrada. A paisagem é linda e a subida foi tranquila, pois em setembro (final da temporada de inverno) já não havia mais neve na estrada, nem mesmo nos pontos mais altos.

valle-nevado-chile
Chegando no Valle Nevado

Valle Nevado é o principal resort de montanha da Cordilheira dos Andes. No inverno, conta com a maior superfície esquiável do Hemisfério Sul, graças a sua localização e altitude. Além disso, Valle Nevado fica a poucos quilômetros de duas estações de esqui: La Parva e El Colorado, que juntas formam Los Tres Valles de Los Andes.

valle-nevado-chile-8
Valle Nevado

Por ser final de temporada, acabamos pegamos muito gelo nas pistas. Mas isso não nos tirou a adrenalida em estar na montanha nevada, os pontos mais altos da montanha ainda estavam ótimos e ainda teve um dia de muita neve, o que nos proporcionou muita neve powder no outro dia pela manhã.  😎

valle-nevado-chile

💡  Altitude

O resort se encontra a 3 mil metros de altitude e isso traz um certo mal estar para algumas pessoas. Pode dar dor de cabeça, falta de ar, enjôo, enfim, se não passar nos primeiros dias ou se você ficar muito ruim, não é bom continuar a uma altitude tão alta, é preciso descer. Nós sentimos falta de ar, nos primeiros dias. Doca, nosso amigo, precisou de oxigênio, por isso ressalto aqui essa questão.

Por causa da altitude, a humidade relativa do ar é muito baixa e o ar fica muito seco, não durma a noite sem usar o desumidificador, todos os quartos tem um, se não tiver, exija um na recepção. Não esqueça de levar hidratante, protetor solar e proteção labial.

Hotéis

No Valle Nevado econtram-se 3 excelentes hotéis ski-in/out, 4 tipos de apartamentos e alguns bons restaurantes. O Valle Nevado (5 estrelas), Puerta del Sol (4 estrelas), e Tres Puntas (3 estrelas). Fique de olho no site Resort Valle Nevado, com antecedência, sempre aparcem ótimas promoções.

valle-nevado-chile
Deck – Valle Nevado
valle-nevado-chile
Piscina – Valle Nevado

Restaurantes

Há poucos restaurantes para desfrutar na montanha, porém, todos tem uma cozinha especial e dá para aproveitar muito bem durante uma semana. Para quem estiver indo pra lá, aconselho pegar pensão completa, o que no fim das contas, vale muito mais a pena, pois os restaurantes são caros. O melhor restaurante, na nossa opinião foi o La Fourchette, culinária francesa, é neste mesmo restaurante que é oferecido o café da manhã e também o almoço.  Também gostamos muito do Don Giovanni, culinária italiana. Todos eles necessitam de reserva para jantar.

valle-nevado-chile
Don Giovanni

La Fourchette, especializado em culinária francesa;
La Leñera, com menu americano-chileno e especializado em carnes;
Sur, que traz as melhores opções de cozinha chilena;
Mirador del Plomo, fica no hotel Puerta del Sol, é um restaurante no estilo buffet com carnes, massas e saladas;
Don Giovanni, com pratos da gastronomia italiana.
Desfrutamos do Bar Lounge, que tem opções de pratos rápidos, sanduíches, porções e pizzas.
No completo todo, são seis bares espalhados: Valle Nevado, Lounge, Puerta del Sol, Tres Puntas, Bajo Zero e Pool Bar.

Roupas e equipamento

Há aluguel de equipamento e roupas de ski/snowboard. Com relação as roupas, pelo preço do aluguel, para quem viaja para esquiar, vale mais a pena comprar. Só não deixe pra comprar lá. Há diversas lojinhas de roupas por ali, porém não tem muita variedade. Caso seja preciso comprar algo por lá, com sorte, acredito que você possa encontrar alguma coisa na promoção. O meu conselho é sempre trazer tudo que puder e comprar apenas o que for necessário.

💡 Leia sobre roupas de esqui – Esquiando pela 1ª vez.

El Colorado e La Parva

As outras duas estações vizinhas de Valle Nevado são El Colorado (3000m) e La Parva (2750m). La Parva é uma estação que vem logo após os limites de El Colorado. É preciso pagar o dia de passe para desfrutar dessas outras montanhas.

Nós chegamos até La Parva, descemos até a base, compramos o passe, porém valeu a pena ir pra lá, só mesmo pela beleza e pela adrenalina, pois fomos esquiando no puro gelo! 😮 Acabamos nem aproveitando muito por lá.  Porém, se não fosse o final de temporada, La Parva possui pistas tão boas quanto Valle Nevado, valendo muito a pena conhecer.

la-parva
Caminho La Parva

Transfer

Não alugue carro para ir a Valle Nevado, vá de transfer. Na ida, subimos com a empresa Ruta Chile e na volta usamos o Uber Ski. Para quem quiser ou achar menos arriscado em alta temporada, ainda tem a opção de subir de helicóptero.  🙄

Acerte na época

Os melhores meses para garatir a neve e desfrutar de uma boa temporada de esqui é entre o mês de junho até o início de setembro.

Até a próxima!  😉

Deixe seu comentário