Costiera Amalfitana

Costiera Amalfitana

Outono Europeu | Outubro, 2015

Uma das regiões que coloco na lista das mais românticas para conhecer na Itália é a Costiera Amalfitana! É um trecho de apenas 60km de costa estreitíssima e com uma boa parte de precipício, entre Sorrento e Salerno. Ao longo da estrada, entre uma vista e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que desce pela encosta até a praia: Positano.

 

Álbum de fotos da viagem

 RIO X ROMA

Do aeroporto de Roma, pegamos um trem (Leonardo Express) para a estação tremini e de lá outro trem para Nápoles (pegamos aquele que faz o percurso Roma-Nápoles em pouco mais de uma hora). Em Nápoles, embarcamos em uma balsa até a Ilha de Capri, onde foi o nosso primeiro destino por três dias. Retornamos por Sorrento, alugamos um carro e seguimos para o hotel, em Maiori.

Outra opção seria, se hospedar somente na Costa e reservar um dia para visitar a Ilha de Capri de barco, dá tranquilamente para fazer isso, pois a ilha é bem pequena.

nublado-chuva

Acerte a temporada!

Para quem não dispensa um banho de mar nas belas águas em torno da ilha, a melhor época para a viagem é entre junho a setembro, porém nos meses entre julho e agosto, o calor é intenso e devido as férias europeias, o turismo toma conta dos lugares e tudo fica lotado. Fora do período de temporada muitos estabelecimentos encontram-se fechados.

Nossa viagem foi em outubro, pegamos dias de sol com nuvens, ideal para caminhar, conhecer a região e noites bem mais frias. Um casaquinho leve estava sempre a mão. Também pegamos períodos de chuva. Senti falta de um calor a mais para a viagem ficar com a cara do verão.

Costiera Amalfitana
Costiera Amalfitana

Alugar um carro não é totalmente necessário, há linhas de ônibus que fazem toda a costa e as ruas são estreitas, é difícil de dirigir, pois os carros se esmagam para passar em diversos trechos de precipício. Se for de sua preferência, a dica é alugar uma moto, fica mais fácil e rápido de se locomover.

Nós acabamos alugando carro por diversos fatores, tais como: estar com mais pessoas, muitas malas, enfim.. mais liberdade na hora de ir e vir, às vezes economiza tempo. As estradas não estavam tão movimentadas, devido a baixa temporada, por isso não foi tão ruim, mas mesmo assim, para dirigir na Costa Amalfitana é preciso ser um bom motorista!

Maiori e Minori

Maiori e Minori são duas praias bem pequenas, coladas uma na outra. Minori tem 250m e Maiori apenas 1km de extensão. Em Maiori, a dica é o Restaurante Torre Normanna, localizado em uma Torre antiga, que é digno de uma bela vista para a Costa do Golfo, onde servem pratos elaborados da cozinha italiana.

Como a região é pra lá de romântica, olha só que momento especial: tivemos a imensa alegria em testemunhar o noivado dos nossos queridos amigos DJ Dentinho e Pri Nobre, depois de um jantar maravilhoso nesse belo restaurante!

torre-normanna
Restaurante Torre Normanna

Hotel

Nos hospedamos no Hotel Panorama e tivemos uma boa experiência com ele. O café da manhã estava incluso e foi ótimo, teve uma boa variedade para escolher, entre pães, café, suco, frutas… e foi  servido em um terraço aberto com uma vista belíssima para o mar. Lembro que nosso quarto tinha sido recém reformado e estava tudo novo. O hotel também tem uma boa localização, fica em frente a praia e pra quem não está de carro, fica a 5 minutos da Marina e a 50m do ponto de ônibus.

Maiori
Praia de Maiori, em frente ao Hotel Panorama

Amalfi

Hotel Santa Caterina é privilegiado com uma vista panorâmica no restaurante, que fica num terraço suspenso sobre o mar. Só pela paisagem, vale a pena um dia de almoço por lá. Com o “Day Use” é possível passar o dia, almoçar, aproveitar a piscina e a prainha particular. Hospedar-se lá também seria uma ótima escolha, já que ele fica em um ponto perfeito na costa.

Hotel Santa Caterina
Vista do Hotel Santa Caterina
Restaurante, Hotel Santa Caterina
Restaurante, Hotel Santa Caterina
Amalfi
Amalfi

Localizada no município de Conca dei Marini, apenas 5 km de Amalfi, fica a Caverna Esmeralda (Grotta dello Smeraldo). Seus reflexos de luz dos raios de sol na água são projetadas nas rochas, pintando as paredes e as estalactites da caverna, as cores vão do azul ao verde esmeralda. Quem quiser comprovar de perto, tem passeios que saem de Amalfi ou Positano que vão até a caverna. A dia é: faça o passeio em dia de sol!

Grotta dello Smeraldo
Grotta dello Smeraldo

Ravello

Em Ravello, na Villa Rufolo, junto com a Villa Cimbrone ficam os edifícios históricos mais visitados, lá se pode contemplar um Jardim florido (que quando fui não estava tão florido) e a vista maravilhosa do Golfo de Salerno. Ravello fica na montanha, em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, são 8km de subida até chegar ao topo.

Ravello
Ravello
Pelos caminhos estreitos da Costa
Pelos caminhos estreitos da Costa

Positano

Essa praia é puro charme! Desde o período romano, surgiram residências entre as rochas até o mar, e preservadas até hoje, elas transformaram Positano em uma das cidades mais belas da Costa. Para se ter uma ideia de como as prainhas são pequenas, essa praia (Praia Grande) é uma das maiores, com 300m de comprimento e também uma das mais badaladas. Não dá para deixar de levar um souvenir de Positano!

Positano
Positano

O Famoso limoncello

Uma coisa que vemos muito na Costa Amalfitana são as árvores de limão siciliano. As lojinhas estão cheias de produtos como pimentas, azeites, geléias, até sabonete e perfumes, tudo com o aroma de limão siciliano. Famoso, também, é o licor de limão, que dizem ser o melhor limoncello da região, é um digestivo natural, para ser tomado após as refeições.

Pompéia

Aproveitando o retorno da Costa Amalfitana à Nápoles, vale muito a pena conhecer Pompéia, ainda mais para quem curte um passeio histórico. Lá se pode caminhar entre as ruínas de uma Cidade Romana que foi soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio. A cidade permanece em um estado fenomenal de conservação. Pompéia tinha cerca de 20 mil habitantes. A erupção começou por volta das 10 horas da manhã do dia 24 de agosto e durou o suficiente para cobrir a cidade e matar boa parte de seus moradores soterrados ou asfixiados pela fumaça tóxica.

Para os mais curiosos, também é possível chegar até o Vulcão, tem guia que nos leva até lá, porém esse passeio requer mais tempo e mais disposição!

pompeia01
Cidade Romana, Pompéia

 💡 Curiosidade

Foi nessa temporada que eu descobri que a pizza não é originária da Itália, mas sim dos egípcios, isso a mais de 6 mil anos, porém, foi em Nápoles que surgiu a primeira pizzaria e a partir daí foi se espalhando pelo mundo.

Até a próxima! 😉

Um comentário em “Costiera Amalfitana

  1. Demais xuxu, a Itália é um destino pra lá de romântico e essa viagem vai ficar pra história!
    Momento inesquecível na Torre Normanna e a cia de vocês foi incrível! ❤️
    Bjuuuu

Deixe seu comentário