Maputo

Maputo é a capital e maior cidade de Moçambique. Seu nome veio do Rio Maputo que demarca a fronteira sul do país, país este que lutou pela sua independência e sofreu muitos anos com a Guerra Civil.

Ainda que boa parte da cidade de Maputo esteja visivelmente depredada pela guerra, a cidade tem uma boa parte de arquitetura portuguesa preservada em monumentos importantes para a cidade e também para o país.

Álbum de fotos da viagem

Outubro de 2014

Em outubto de 2014, viajamos em família para conhecer a África e posso dizer que foi uma das viagem mais incríveis que já fiz. A viagem foi longa: do Rio a São Paulo, de São Paulo a Johanesburdo, com a companhia South African e de Johanesburdo a Maputo. Viajar em família sempre é muito bom, fizemos vários passeios inesquecíveis, além de Moçambique, ainda fomos em diversos lugares na África do Sul.

MAPUTO

 ➡ Moeda: Meticais

Idioma

Em Moçambique, o Português é o idioma oficial, mas mesmo sendo a língua materna, é falado apenas por 40% da população. Em Maputo, na capital, 90% falam Português, mas se afastando um pouco da cidade, são usados dialetos. Existem mais de 30 dialetos falados. Cada região (local) tem o seu dialeto e é comum, também, uma mistura entre o Português e os dialetos da região.

Carasterística

Maputo é “a cidade dos sorrisos”, o povo é muito simpático e também adora negociar. Se você parar para olhar alguma coisa, não tem jeito, vai ter que negociar pra levar! Eles são insistentes demais, quase não se pode olhar a mercadoria. Em uma ocasião, minha sogra achou bonito um quadro de um vendedor ambulante. Não é que ele seguiu a gente um tempo, até que entramos em um restaurante para jantar. Achamos que ele tinha ido embora, mas depois descobrimos que ele ficou na porta esperando até que a gente saísse de lá, é mole?!  😮

Fortaleza de Maputo

Um dos principais monumentos históricos de Maputo é o Forte Nossa Senhora da Conceição, localizado junto ao Porto de Pesca na Praça 25 de Junho. Saiba mais sobre a História do Forte.

Fortaleza de Maputo
Fortaleza de Maputo
Fortaleza de Maputo
Fortaleza de Maputo

Casa de Ferro

Imagina só, morar em uma casa de ferro? Pois essa tal casa existe! A Casa de Ferro é um imóvel pré-fabricado, construído por uma empresa Belga, edificado em 1892 para ser a residência do governador-geral. Hoje serve de sede da Direção Nacional da Cultura.

Casa de Ferro
Casa de Ferro

💡 A Casa de Ferro foi desenhada por Gustavo Eiffel.

Praia da Macaneta

A Praia da Macaneta é a praia mais próxima de Maputo, fica a 40km da cidade. Para chegar até lá, foi um pequeno passeio. Primeiro fomos até Marracuene, uma Vila Moçambicana. Estavamos de carro, mas o deixamos estacionados antes de atravessar a balsa que atravessa o Rio Incomati. Não atravessamos de carro, porém a balsa também atravessa carros. Mas o melhor contratar um serviço de jipes 4×4, que já ficam a espera de turistas do outro lado do rio, a estrada não é muito boa.

Escolhemos o lado que nos leva à Jays Beach Lodge. A outra opção seria Tan a Biki. As duas opções levam a Praia da Macaneta e possuem área de lazer com restaurantes, chalés e estrutura para passar o dia.

Na balsa
Na balsa
Um jipe-taxi nos levou até a Praia da Macaneta (detalhe, Sr. estava com os seus dois dogs amados junto, bem do seu lado <3)
Um jipe-taxi nos levou até a Praia da Macaneta (detalhe, Sr. estava com os seus dois dogs amados junto, bem do seu lado <3)

Jays Beach Lodge

To Jays é um local apropriado para passar o dia, em meio a natureza, se pode almoçar em estilo rústico ou ao ar livre e fazer piquenique. Há chalés com piscina, se pode escolher passar a noite por lá. Nós almoçamos e aproveitamos a tarde na praia soltando pipa com a Maria e desfrutando da companhia de toda a família!

Maputo - Moçambique
Chegada!
Maputo
Praia da Macaneta

A praia é banhada pelo Oceano Índico e tem mar agitado. Para passar o dia, é bom levar cadeiras e cangas, pois não tem infraestrutura nenhuma.

Taxi em Maputo

Os taxis em Maputo são engraçados. São chamados de “txopela”. Você não sabe se é taxi, não tem nenhuma identificação, mas a maioria deles são esses carros pequenos (mototaxi), como na foto abaixo. O preço deve ser conversado antes, alguns querem explorar, então, é bom saber mais ou menos a distancia e ficar atento.

Taxi
Mototaxi

Jardim dos Namorados

O Jardim dos Namorados é romântico, cheio de arbustos, flores e ladrilhos que levam a caminhos estreitos de folhagens e árvores lindas! Em nossa passagem por ali, avistamos a celebração de um casamento.

Jardim dos Namorados
Casamento no Jardim dos Namorados
Jardim dos Namorados
Jardim dos Namorados

Parque dos Continuadores

Se acaso fores a Maputo, não deixe de ir no Parque dos Continuadores, localizado em uma região nobre da cidade, é um Jardim muito bonito, com bons restaurantes, ideal para passar o dia com a família e com os amigos.

Parque dos Continuadores
Parque dos Continuadores

Aos sábados tem feira com os mais diversos tipos de artesanato como telas pintadas a mão e artesanatos em madeira, o mais conhecido é feito de Ébano, uma qualidade de madeira muito escura, mais conhecida como pau preto. Tem diversos trabalhos, um mais belo que o outro.

Feira de Artesanato
Feira de Artesanato

Hotel Polana

Como estávamos na residencia de familiares, não foi preciso acomodação, mas deixo o Hotel Polana como indicação, um hotel muito bonito em Maputo, por isso, fomos dar uma passadinha por lá, para conhecer. O Hotel fica a 15 minutos do aeroporto, de fácil acesso.

Hotel Polana
Hotel Polana

 💡 CAPULANA

A capulana é a vestimenta tradicional da mulher africana. Elas são em geral coloridas, cheia de desenhos e é fácil ser encontrada para comprar. É apenas um pedaço de pano que alcança até os pés e usa-se entrelaçada pela cintura com um nó mas esse pedaço de pano representa a mulher africana, todas tem a sua Capulana, elas usam também para outros fins, como para amarrar o bebê ou enroladana cabeça. Eu e minha sogra entramos na tradição africana e compramos a nossa Capulana!


Outros locais e monumentos históricos em Maputo

  • Museu Nacional da Moeda
  • Museu de História Natural de Moçambique
  • Palácio da Ponta Vermelha
  • Igreja da Polana
  • Estação Ferroviária
  • Monumento em Homenagem aos Mortos na Primeira Guerra Mundial
  • Jardim Tunduro
  • Catedral de Maputo
  • Estação de Biologia Marítima
  • Estação do Caminho de Ferro

💡 VACINA

Para entrar em Moçambique precisa ter vacina contra de febre-amarela.