Maputo é a capital e maior cidade de Moçambique. Seu nome veio do Rio Maputo que demarca a fronteira sul do país, país este que lutou pela sua independência e sofreu muitos anos com a Guerra Civil.
Ainda que boa parte da cidade de Maputo esteja visivelmente depredada pela guerra, a cidade tem uma boa parte de arquitetura portuguesa preservada em monumentos importantes para a cidade e também para o país.
Álbum de fotos da viagem
[foogallery id=”3971″]
Outubro de 2014
Em outubto de 2014, viajamos em família para conhecer a África e posso dizer que foi uma das viagem mais incríveis que já fiz. A viagem foi longa: do Rio a São Paulo, de São Paulo a Johanesburdo, com a companhia South African e de Johanesburdo a Maputo. Viajar em família sempre é muito bom, fizemos vários passeios inesquecíveis, além de Moçambique, ainda fomos em diversos lugares na África do Sul.
MAPUTO
➡ Moeda: Meticais
Idioma
Em Moçambique, o Português é o idioma oficial, mas mesmo sendo a língua materna, é falado apenas por 40% da população. Em Maputo, na capital, 90% falam Português, mas se afastando um pouco da cidade, são usados dialetos. Existem mais de 30 dialetos falados. Cada região (local) tem o seu dialeto e é comum, também, uma mistura entre o Português e os dialetos da região.
Carasterística
Maputo é “a cidade dos sorrisos”, o povo é muito simpático e também adora negociar. Se você parar para olhar alguma coisa, não tem jeito, vai ter que negociar pra levar! Eles são insistentes demais, quase não se pode olhar a mercadoria. Em uma ocasião, minha sogra achou bonito um quadro de um vendedor ambulante. Não é que ele seguiu a gente um tempo, até que entramos em um restaurante para jantar. Achamos que ele tinha ido embora, mas depois descobrimos que ele ficou na porta esperando até que a gente saísse de lá, é mole?! 😮
Fortaleza de Maputo
Um dos principais monumentos históricos de Maputo é o Forte Nossa Senhora da Conceição, localizado junto ao Porto de Pesca na Praça 25 de Junho. Saiba mais sobre a História do Forte.


Casa de Ferro
Imagina só, morar em uma casa de ferro? Pois essa tal casa existe! A Casa de Ferro é um imóvel pré-fabricado, construído por uma empresa Belga, edificado em 1892 para ser a residência do governador-geral. Hoje serve de sede da Direção Nacional da Cultura.

💡 A Casa de Ferro foi desenhada por Gustavo Eiffel.
Praia da Macaneta
A Praia da Macaneta é a praia mais próxima de Maputo, fica a 40km da cidade. Para chegar até lá, foi um pequeno passeio. Primeiro fomos até Marracuene, uma Vila Moçambicana. Estavamos de carro, mas o deixamos estacionados antes de atravessar a balsa que atravessa o Rio Incomati. Não atravessamos de carro, porém a balsa também atravessa carros. Mas o melhor contratar um serviço de jipes 4×4, que já ficam a espera de turistas do outro lado do rio, a estrada não é muito boa.
Escolhemos o lado que nos leva à Jays Beach Lodge. A outra opção seria Tan a Biki. As duas opções levam a Praia da Macaneta e possuem área de lazer com restaurantes, chalés e estrutura para passar o dia.


Jays Beach Lodge
To Jays é um local apropriado para passar o dia, em meio a natureza, se pode almoçar em estilo rústico ou ao ar livre e fazer piquenique. Há chalés com piscina, se pode escolher passar a noite por lá. Nós almoçamos e aproveitamos a tarde na praia soltando pipa com a Maria e desfrutando da companhia de toda a família!


A praia é banhada pelo Oceano Índico e tem mar agitado. Para passar o dia, é bom levar cadeiras e cangas, pois não tem infraestrutura nenhuma.
Taxi em Maputo
Os taxis em Maputo são engraçados. São chamados de “txopela”. Você não sabe se é taxi, não tem nenhuma identificação, mas a maioria deles são esses carros pequenos (mototaxi), como na foto abaixo. O preço deve ser conversado antes, alguns querem explorar, então, é bom saber mais ou menos a distancia e ficar atento.

Jardim dos Namorados
O Jardim dos Namorados é romântico, cheio de arbustos, flores e ladrilhos que levam a caminhos estreitos de folhagens e árvores lindas! Em nossa passagem por ali, avistamos a celebração de um casamento.


Parque dos Continuadores
Se acaso fores a Maputo, não deixe de ir no Parque dos Continuadores, localizado em uma região nobre da cidade, é um Jardim muito bonito, com bons restaurantes, ideal para passar o dia com a família e com os amigos.

Aos sábados tem feira com os mais diversos tipos de artesanato como telas pintadas a mão e artesanatos em madeira, o mais conhecido é feito de Ébano, uma qualidade de madeira muito escura, mais conhecida como pau preto. Tem diversos trabalhos, um mais belo que o outro.

Hotel Polana
Como estávamos na residencia de familiares, não foi preciso acomodação, mas deixo o Hotel Polana como indicação, um hotel muito bonito em Maputo, por isso, fomos dar uma passadinha por lá, para conhecer. O Hotel fica a 15 minutos do aeroporto, de fácil acesso.

💡 CAPULANA
A capulana é a vestimenta tradicional da mulher africana. Elas são em geral coloridas, cheia de desenhos e é fácil ser encontrada para comprar. É apenas um pedaço de pano que alcança até os pés e usa-se entrelaçada pela cintura com um nó mas esse pedaço de pano representa a mulher africana, todas tem a sua Capulana, elas usam também para outros fins, como para amarrar o bebê ou enroladana cabeça. Eu e minha sogra entramos na tradição africana e compramos a nossa Capulana!
Outros locais e monumentos históricos em Maputo
- Museu Nacional da Moeda
- Museu de História Natural de Moçambique
- Palácio da Ponta Vermelha
- Igreja da Polana
- Estação Ferroviária
- Monumento em Homenagem aos Mortos na Primeira Guerra Mundial
- Jardim Tunduro
- Catedral de Maputo
- Estação de Biologia Marítima
- Estação do Caminho de Ferro
💡 VACINA
Para entrar em Moçambique precisa ter vacina contra de febre-amarela.