Lyon está localizada nos Alpes e é a terceira cidade mais populosa da França, foi fundada pelos Romanos a 2 mil anos atrás e possui muitas áreas históricas preservadas.
Temporada de Inverno | Dezembro, 2015
Sim, Lyon surpreendeu!
Nós ficamos um dia, apenas de passagem, quando viajamos com destino à Val Thorens e Peisey Vallandry para esquiar e apesar de termos explorado pouco, não poderia deixar de incluir esse destino lindo aqui no Blog.
- Veja sobre Val Thorens e Peisey Vallandry
Nós escolhemos o Hotel Mercure (Centre Beaux Arts), ele fica em uma ótima localização para poder sair e caminhar a pé. O primeiro visual foi a extensão de um dos rios que atravessa a cidade, assim como o Rio Sena em Paris! Lyon é atravessada por dois rios, o Saône e o Rhône.

Passamos pela Rua de la République, uma rua larga e movimentada, cheia de lojas (Sephora, H&M, Zara, Sephora, etc), farmácias, cafés, de tudo um pouco; e ao final dela, a Place Bellecour, com uma estátua de Louis XVI a cavalo de um lado e do outro uma roda-gigante que se ilumina a noite.



Quando a fome apertou, decidimos parar e almoçar na Place des Terreaux, outra praça muito bonita de calçamento largo, com restaurantes, hotéis e monumentos.
Uma pena tão pouco tempo em uma cidade tão bela, mas logicamente vai fazer parte de um próximo destino, para um próximo post aqui no Blog. Enquanto isso, compartilho com vocês as dicas que anotei, que sempre dá uma mão na hora de começar a explorar. Aproveitem! E depois comentem sobre a viagem de vocês!
PASSEIOS EM LYON
Vieux Lyon
Vieux Lyon é a velha Lyon, um bairro antigo de ruas estreitas, com diversas lojinhas de souvenires e diversos restaurantes; é lá que se localiza toda a parte histórica da cidade, se pode ver a arquitetura de casas e prédios do período do Renascimento.
Passeio de Barco
Confluence é um distrito de Lyon; foi um projeto que teve o fim, o aumento da cidade, lá tem um centro comercial modernizado e se pode ter vários atrativos, como o Shopping Confluence, o Museu Confluence e de hora em hora, sai um barco para um passeio no rio Saône, ele faz duas paradas, a última é na Vieux Lyon. O passeio é muito bonito e se torna muito atrativo, pois dá para ver praticamente todos os pontos turísticos.
➡ Pontos Turísticos e Culturais
- Museu Galo Romano
Mostra resquícios de quando Lyon foi descoberta.
- Museu Belas Artes
Está entre os Museus mais importantes da Europa, mostra pinturas e peças da arte antiga a moderna.
- Museu de Miniaturas e Cinema
Reúne cenários, acessórios e objetos de vários filmes e séries de TV.
Uma casa de espetáculos antiga que foi renovada e manteve sua estrutura original preservada.

- Torre Rosa na Velha
- Igreja St. Nizier
- Catedral St. Jean
- Ruínas de teatro romano na colina de Fourvière
- Basílica Notre-Dame de Fourvière
Não dá para perder, a vista é belíssima!

- Instituto Lumière
Para quem adora um cinema, vai adorar saber que Lyon é o berço do cinema. Foi lá que os irmãos Lumière fizeram o primeiro filme da história e dá para visitar a casa deles, que hoje virou museu.
- Parc de la Tête d’Or
Maior parque urbano da França, com 117 hectares, que possui lago com pedalinhos, jardim botânico, zoológico etc.
Pinturas espalhadas pela cidade!
Há diversos prédios em Lyon pintados, como se fossem pessoas e objetos reais. Você pode muito bem passar e não perceber que é uma pintura.

No geral de minhas pesquisas, dou créditos ao Blog 13 anos depois, de Mirelle Matias, que é perfeito para se informar das pinturas e de tudo mais que você quiser saber sobre Lyon, pois ela mora lá e tem várias postagens sobre a cidade, vale a pena conferir!
E para os amantes de futebol, tem o famoso Olympique Lyonnais, clube de futebol francês.
Gastronomia
A Rue Mercière é a recomendação de onde se pode comer bem em Lyon, lá tem vários bons bares e restaurantes.
Conclusão
Quem visitar Lyon como ela merece, vai saber que ela é uma das cidades mais bonitas da Europa!
E você, qual o lugar que foi e mais gostou em Lyon?
Até a próxima! 😉