Costiera Amalfitana
Outono Europeu | Outubro, 2015
Uma das regiões que coloco na lista das mais românticas para conhecer na Itália é a Costiera Amalfitana! É um trecho de apenas 60km de costa estreitíssima e com uma boa parte de precipício, entre Sorrento e Salerno. Ao longo da estrada, entre uma vista e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que desce pela encosta até a praia: Positano.
Álbum de fotos da viagem
[foogallery id=”1602″]
✈ RIO X ROMA
Do aeroporto de Roma, pegamos um trem (Leonardo Express) para a estação tremini e de lá outro trem para Nápoles (pegamos aquele que faz o percurso Roma-Nápoles em pouco mais de uma hora). Em Nápoles, embarcamos em uma balsa até a Ilha de Capri, onde foi o nosso primeiro destino por três dias. Retornamos por Sorrento, alugamos um carro e seguimos para o hotel, em Maiori.
Outra opção seria, se hospedar somente na Costa e reservar um dia para visitar a Ilha de Capri de barco, dá tranquilamente para fazer isso, pois a ilha é bem pequena.
- Veja também sobre a Ilha de Capri
Acerte a temporada!
Para quem não dispensa um banho de mar nas belas águas em torno da ilha, a melhor época para a viagem é entre junho a setembro, porém nos meses entre julho e agosto, o calor é intenso e devido as férias europeias, o turismo toma conta dos lugares e tudo fica lotado. Fora do período de temporada muitos estabelecimentos encontram-se fechados.
Nossa viagem foi em outubro, pegamos dias de sol com nuvens, ideal para caminhar, conhecer a região e noites bem mais frias. Um casaquinho leve estava sempre a mão. Também pegamos períodos de chuva. Senti falta de um calor a mais para a viagem ficar com a cara do verão.

Alugar um carro não é totalmente necessário, há linhas de ônibus que fazem toda a costa e as ruas são estreitas, é difícil de dirigir, pois os carros se esmagam para passar em diversos trechos de precipício. Se for de sua preferência, a dica é alugar uma moto, fica mais fácil e rápido de se locomover.
Nós acabamos alugando carro por diversos fatores, tais como: estar com mais pessoas, muitas malas, enfim.. mais liberdade na hora de ir e vir, às vezes economiza tempo. As estradas não estavam tão movimentadas, devido a baixa temporada, por isso não foi tão ruim, mas mesmo assim, para dirigir na Costa Amalfitana é preciso ser um bom motorista!
- Veja sobre Aluguel de carro
Maiori e Minori
Maiori e Minori são duas praias bem pequenas, coladas uma na outra. Minori tem 250m e Maiori apenas 1km de extensão. Em Maiori, a dica é o Restaurante Torre Normanna, localizado em uma Torre antiga, que é digno de uma bela vista para a Costa do Golfo, onde servem pratos elaborados da cozinha italiana.
Como a região é pra lá de romântica, olha só que momento especial: tivemos a imensa alegria em testemunhar o noivado dos nossos queridos amigos DJ Dentinho e Pri Nobre, depois de um jantar maravilhoso nesse belo restaurante!

Hotel
Nos hospedamos no Hotel Panorama e tivemos uma boa experiência com ele. O café da manhã estava incluso e foi ótimo, teve uma boa variedade para escolher, entre pães, café, suco, frutas… e foi servido em um terraço aberto com uma vista belíssima para o mar. Lembro que nosso quarto tinha sido recém reformado e estava tudo novo. O hotel também tem uma boa localização, fica em frente a praia e pra quem não está de carro, fica a 5 minutos da Marina e a 50m do ponto de ônibus.

Amalfi
O Hotel Santa Caterina é privilegiado com uma vista panorâmica no restaurante, que fica num terraço suspenso sobre o mar. Só pela paisagem, vale a pena um dia de almoço por lá. Com o “Day Use” é possível passar o dia, almoçar, aproveitar a piscina e a prainha particular. Hospedar-se lá também seria uma ótima escolha, já que ele fica em um ponto perfeito na costa.



Localizada no município de Conca dei Marini, apenas 5 km de Amalfi, fica a Caverna Esmeralda (Grotta dello Smeraldo). Seus reflexos de luz dos raios de sol na água são projetadas nas rochas, pintando as paredes e as estalactites da caverna, as cores vão do azul ao verde esmeralda. Quem quiser comprovar de perto, tem passeios que saem de Amalfi ou Positano que vão até a caverna. A dia é: faça o passeio em dia de sol!

Ravello
Em Ravello, na Villa Rufolo, junto com a Villa Cimbrone ficam os edifícios históricos mais visitados, lá se pode contemplar um Jardim florido (que quando fui não estava tão florido) e a vista maravilhosa do Golfo de Salerno. Ravello fica na montanha, em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, são 8km de subida até chegar ao topo.


Positano
Essa praia é puro charme! Desde o período romano, surgiram residências entre as rochas até o mar, e preservadas até hoje, elas transformaram Positano em uma das cidades mais belas da Costa. Para se ter uma ideia de como as prainhas são pequenas, essa praia (Praia Grande) é uma das maiores, com 300m de comprimento e também uma das mais badaladas. Não dá para deixar de levar um souvenir de Positano!

O Famoso limoncello
Uma coisa que vemos muito na Costa Amalfitana são as árvores de limão siciliano. As lojinhas estão cheias de produtos como pimentas, azeites, geléias, até sabonete e perfumes, tudo com o aroma de limão siciliano. Famoso, também, é o licor de limão, que dizem ser o melhor limoncello da região, é um digestivo natural, para ser tomado após as refeições.
Pompéia
Aproveitando o retorno da Costa Amalfitana à Nápoles, vale muito a pena conhecer Pompéia, ainda mais para quem curte um passeio histórico. Lá se pode caminhar entre as ruínas de uma Cidade Romana que foi soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio. A cidade permanece em um estado fenomenal de conservação. Pompéia tinha cerca de 20 mil habitantes. A erupção começou por volta das 10 horas da manhã do dia 24 de agosto e durou o suficiente para cobrir a cidade e matar boa parte de seus moradores soterrados ou asfixiados pela fumaça tóxica.
Para os mais curiosos, também é possível chegar até o Vulcão, tem guia que nos leva até lá, porém esse passeio requer mais tempo e mais disposição!

💡 Curiosidade
Foi nessa temporada que eu descobri que a pizza não é originária da Itália, mas sim dos egípcios, isso a mais de 6 mil anos, porém, foi em Nápoles que surgiu a primeira pizzaria e a partir daí foi se espalhando pelo mundo.
Até a próxima! 😉
Demais xuxu, a Itália é um destino pra lá de romântico e essa viagem vai ficar pra história!
Momento inesquecível na Torre Normanna e a cia de vocês foi incrível! ❤️
Bjuuuu